top of page

Você já fez o Empretec? Sabe o que é o Empretec?


Em 1993, tive a oportunidade de participar da primeira turma brasileira do Empretec, o principal programa de formação de empreendedores do mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e hoje promovido em mais de 40 países. No Brasil, o Empretec é executado com exclusividade pelo Sebrae.


Depois dessa primeira turma, tornei-me consultor e instrutor, participando do lançamento do programa em cerca de dez estados. Também representei o Brasil em eventos de planejamento do futuro do Empretec, na Suíça e na França, ao lado de profissionais de vários países, além de representar as três Américas em um painel sobre empreendedorismo em uma conferência da ONU na Tailândia.


O Empretec é totalmente centrado na pessoa do empreendedor: aquele que deseja abrir um negócio ou ampliar a competitividade de sua empresa. Estatísticas mostram que quem participa do programa apresenta crescimento muito acima da média nacional e uma alta taxa de sobrevivência empresarial.


Mas como surgiu o Empretec? Nos anos 1960, o psicólogo David McClelland, da Universidade Harvard, identificou a chamada motivação de realização, um fator psicológico presente nos empresários de maior sucesso. Em 1982, a MSI firmou parceria com a empresa de McClelland para identificar, em vários países, as principais características comportamentais desses empreendedores. Quem idealizou e estruturou o modelo original foi Marina Fanning, mexicana naturalizada americana, com quem tive a honra de ser treinado.


Hoje, o Empretec é uma imersão de seis dias e cerca de 60 horas, focada em dez características do comportamento empreendedor: busca de oportunidades e iniciativa, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, persistência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemático, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.


Atuando como consultor, sempre percebi que o brasileiro é excelente em persuasão, networking, independência e autoconfiança, mas falha muito em planejamento e monitoramento. O excesso de autoconfiança, muitas vezes, substitui o estudo e a preparação.


Em um workshop internacional, perguntaram-me qual característica mais influenciou meus sucessos e fracassos empresariais. Respondi: riscos calculados. Quando planejei, avaliei ameaças e defini estratégias de saída, fui bem-sucedido. Quando confiei apenas na intuição, tive problemas.


Persistência, comprometimento e definição de metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo) são outros pilares. No Brasil, já foram realizados mais de 12 mil seminários, e cerca de 60% dos empretecos do mundo são brasileiros.


Outra informação importante é que, ao longo do workshop, você irá identificar seus reais pontos fortes e fracos sob o aspecto comportamental empreendedor. Assim, você mesmo poderá promover melhorias para que você e o seu negócio tenham mais chances de ser bem-sucedidos.


Se você ainda não fez o Empretec, procure o Sebrae mais próximo. Comprometa-se com esses seis dias. Muito provavelmente será um dos melhores workshops da sua vida. Você irá se surpreender com os resultados.

 
 
 

Comentários


CONTATO

Tel: (27) 98802-6513

lucas@cobradagua.com.br

  • whatsapp_black_logo_icon_147050
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
Me envie uma mensagem

Obrigado pelo envio!

© 2021 por Lucas Izoton. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page