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Você se considera um bom líder, perante sua equipe?



“Um povo só se deixa guiar quando lhe apontam um futuro. Um líder é um comerciante de esperanças.”

Napoleão Bonaparte


Os profissionais que ocupam funções de chefia, sejam eles os próprios donos de empresas ou mesmo funcionários que atuam em nível de gerência ou de supervisão precisam, cada vez mais, comportar-se como líderes e não somente como chefes.

Uma empresa, independentemente do seu porte, terá muito mais chances de sobreviver e crescer se existir a figura de um líder ou de vários líderes que atuam na organização.

Até mesmo uma loja pequena precisa ter um gerente que atue como um verdadeiro líder. Se isso não ocorrer, certamente a equipe não terá motivação suficiente para enfrentar os desafios do dia a dia do varejo.

Alguns comportamentos que podem facilitar a sua percepção sobre o papel de um líder são:

  • O líder consegue identificar e extrair dos componentes da sua equipe, o máximo das habilidades individuais. Tal atitude gera uma sinergia no grupo.

  • O líder conquista a confiança da equipe muito mais pelo respeito e admiração que por ameaças.

  • O verdadeiro líder serve de referência para toda a equipe e seus exemplos são seguidos. Os líderes são, normalmente, humildes e generosos.

  • O líder não humilha e nem expõe ao ridículo nenhum membro da sua equipe. Ele sabe a hora certa e a forma correta de repreender.

  • Algumas lojas, às vezes, cometem o equívoco de promover um bom vendedor para gerente sem que ele tenha as habilidades de liderança desenvolvidas. Este é um grande equívoco que precisa ser evitado.

  • O líder gosta de pessoas e tem a capacidade de entender e respeitar as diferenças individuais existentes na sua equipe.

  • Um bom líder dá feedback à sua equipe com elogios e críticas construtivas. Ele aceita também receber feedbacks e é humilde, reconhecendo os seus erros.

  • Um bom líder atua para gerar um ambiente saudável na equipe, evitando situações exageradas de sentimentos de ciúme e inveja.

  • Um líder tem seguidores devido ao seu carisma, transparência e comprometimento. Já um chefe possui autoridade apenas consolidada pelo cargo que ocupa.

  • Quando um chefe não é um verdadeiro líder, o primeiro sintoma é a desmotivação da equipe, o que compromete a obtenção de bons resultados.

  • Os líderes compartilham o seu conhecimento com toda equipe, pois eles não têm receio de perder o poder e têm consciência que um grupo de trabalho bem informado terá um melhor desempenho.

  • Um líder sempre transforma seus sonhos em objetivos claros e elabora, junto com a equipe, planos para atingi-los.

  • Um bom líder tem a capacidade de se adaptar mais rapidamente às mudanças e promover um novo direcionamento para a equipe.

  • O líder sempre possui uma filosofia de trabalho e explicita a mesma para sua equipe, promovendo uma visão uniforme.

  • O líder deixa claro para toda sua equipe o que espera de cada um e os orienta de forma personalizada.

  • É possível transformar o chefe num líder, através do processo de coaching, com feedback e desenvolvimentos específicos. Para que esse resultado aconteça é importante que o profissional tenha verdadeira disposição para mudar o seu comportamento e uma personalidade que permita tal mudança.

Livro: Gerenciando e Lucrando no Varejo (Lucas Izoton)

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